Translate

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Universidade Federal do Amapá desenvolve projeto visando à inclusão digital da população


O projeto Unifap Digital atende a população, não somente acadêmica, como também a sociedade amapaense em geral. Começou a ser idealizado em 2008, e hoje está na quinta turma com aproximadamente 400 pessoas, entre jovens e adultos, formados pelo projeto.

Rafael Pontes, coordenador do projeto, falou um pouco da estrutura do projeto: “Nós criamos um material didático para ministrar cursos de informática básica. Os alunos têm 20 horas de micro informática, entendem o que é cada peça do computador, tem um módulo que é de internet, um de editores de texto, um  de planilhas eletrônicas, e um sobre apresentação de slides”.

Foto: alunos do projeto em momento de aula.

Para o coordenador, o projeto tem rendido muito material de pesquisa. Ele analisa as cartas – que os alunos escrevem no ato da inscrição e quando terminam o curso – para entender o que a sociedade tem dito sobre a inclusão digital.

Foto: alunos colocando em prática o que aprendem no curso.

O aluno se inscreve, e conta porque se sente excluído. Se algum gestor público tiver interesse, é um caminho para ele entender porque os alunos estão excluídos, porque a sociedade se sente excluída, porque o acesso à tecnologia não está em todos os lados, porque as pessoas não estão conseguindo entender o uso da informática.

Por Érica Favacho - Texto e Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário