Translate

sábado, 17 de setembro de 2011

Palestra de William Bonner marca encerramento do XVII Seminário de Jornalismo da Amazônia



A palestra do jornalista William Bonner, editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, encerrou o XVII Seminário de Jornalismo da Amazônia, na noite de sexta-feira, 16. Ele apresentou o tema “Mídias Sociais e os Impactos no Jornalismo Televisivo”.

Foto: público marcou presença no XVII Seminário de Jornalismo.

Bonner, que mantém um perfil na rede social Twiiter com mais dois milhões de seguidores, iniciou a palesta dizendo que não vê impacto das redes no jornalismo. “Sinceramente, não vejo esse impacto no jornalismo, vejo um impulso no processo de produção dos jornalistas”, argumentou.

Foto: William Bonner durante sua palestra no XVII Seminário.

Ainda falou do fenômeno, inclusive publicitário, que se tornaram as redes sociais no Brasil. “As como Twitter e Facebook redes foram feitas para pessoas. Pessoas, não produtos. As empresas viram que as pessoas estavam lá e decidiram que tinham que colocar as suas marcas”, discursou.

Também deixou claro “não praticar jornalismo no Twitter” e que em alguns momentos, o microblog “pode criar alertas [para a equipe da Redação] e interferir no conteúdo do Jornal Nacional”. Explanou um pouco sobre os critérios adotados pelo JN para a escolha das notícias, destacando os pontos: abrangência,  gravidade das implicações, caráter histórico, peso no contexto e importância do todo.

Foto: o jornalista respondeu a perguntas dos  participantes.

Outro destaque na palestra do jornalista global foram os Princípios Editoriais das Organizações Globo, apresentado recente à sociedade brasileira e que norteia os trabalhos dos jornalistas do grupo. “É um documento com normas que já seguíamos instintivamente. Serve, acima de tudo, para o público avaliar nosso trabalho à luz do que nos propomos a fazer”, resumiu.

Rádio, internet e jornalismo esportivo

O XVII Seminário de Jornalismo da Amazônia aconteceu durante três dias (14, 15 e 16), no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM) e teve como tema “Jornalismo e Mídias Sociais”. Na abertura, na quarta-feira, 14, palestraram a gerente de jornalismo da Rede Amazônica, Ercilene Oliveira e a diretora de jornalismo da Globo Nordeste, Jô Mazzarolo (ver matéria neste blog).

Na segunda noite, quinta-feira, 16, a jornalista Márcia Menezes, editora-chefe do portal de Notícias G1, ministrou o tema “O Portal G1, notícias, velocidade e as mídias sociais”; o repórter esportivo da TV Globo Renato Ribeiro discorreu sobre “As Mídias Sociais na Copa do Mundo de 2014”.

Na sexta, a palestra de William Bonner foi antecedida pela da jornalista Mariza Tavares, diretora Executiva da Rádio CBN, que abordou o tema “O Rádio e as Mídias Sociais”.

Foto: Márcia Menezes, editora-chefe do G1, e aluno da UNIFAP.

Foto: Mariza Tavares  falou sobre redes e a Rádio CBN.

Foto: repórter Renato Ribeiro em entrevista antes da palestra.

Por Max Gabriel Penha - Fotos e Texto

3 comentários:

  1. Fiquei com uma dúvida, O Seminário é realizado apenas em Manaus ou acontece um revezamento entre as capitais da Amazônia?

    ResponderExcluir
  2. Somente em Manaus, todas as edições foram realizadas na capital amazonense

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria. Legal mesmo, nada como estar no lugar certo na hora certa!

    ResponderExcluir